• Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 by The Art of Food. Proudly created with Wix.com

Ao ser convidado a criar obra para comemorar 45 anos de fundação da Unimed de Juiz de Fora, de imediato me veio ideia de “tempo”, Cronos, deus ou titã do tempo, Krónos em grego, Chronus em Latim, Saturno na mitologia Romana... crono.

E como o tema da campanha 45 anos Unimed JF, “Cuidar da vida é uma arte”, vem de encontro ao binômio “Arte = Vida”; uma dentre inúmeras definições de “arte contemporânea”, achei melhor a palavra “criação”, a arte de criar, a criação da Unimed JF (ao invés de fundação).

Então, além do número 45, da cronologia, de contar o tempo na sequência numérica de 01 a 45, também pensei na Ata de Criação da Unimed JF e, gentilmente, a equipe de realização do evento me enviou cópia das 06 (seis) páginas da ata, histórico documento, manuscrito, com nomes e assinaturas dos médicos que criaram essa “cooperativa” médica em 08 de janeiro de 1973.

A partir da ata, e da inscrição numérica de 01 a 45, queria objeto a traduzir ideia de médico e/ou medicina, e me surgiu o óbvio, o estetoscópio, um Ready-Made; conceito criado por Marcel Duchamp em 1917 e que, até o momento, influencia ou estimula parte considerável da arte contemporânea.   

Também, humano e hipocondríaco, lembrei-me dos ambientes médicos, da cor branca como sinônimo de assepsia, e optei em usar a gaze para curativos colada em todo espaço de suporte da obra, espécie de velatura, bruma do tempo sobre as páginas da ata de criação da Unimed JF.

Concluindo, minha obra é simples “pinturobjeto”, na tradição das gambiarras, e construído com páginas da ata, números até 45, gaze, estetoscópio desmembrado (rigoroso exame?), logomarcas Unimed, etc, na tentativa de traduzir “Kronosunimed:  Ata de criação / ato da criação”.

Afinal, a vida é frágil pinguela oscilante entre o útero e o túmulo, e a arte é criação de paliativos ou medicamentos ao esvair desse efêmero tempo.

 

César Brandão / janeiro de 2019 

KRONOSUMIMED: ATO DE CRIAÇÃO / ATA DA CRIAÇÃO